"Com o tempo aprendi a esquecer meus pesadelos. Já os meus sonhos... estes me acompanham mesmo acordada."

terça-feira, 5 de março de 2013

Enquanto o amor não vem

Eu sempre entrei em relacionamentos com falsas expectativas. 
O "último" não foi diferente.
A luzinha da decepção pisca na minha cara e eu, simplesmente, a ignoro.
Isso porque é normal (acredito que acontece nas melhores famílias) querer que a outra pessoa faça aquilo que eu quero que ela faça, apesar de ela estar indicando claramente que tem outras intenções.
A decepção acontece porque espero que a pessoa seja capaz de fazer algo que ainda não está pronta para fazer.
A pessoa que promete e jura que vai fazer algo, normalmente, está tentando convencer a si mesma de que pode ou quer fazer o que eu quero que ela faça.
Basicamente, quando ouvir "eu prometo" ou "eu juro", sai correndo! Convém não ignorar a verdade, não se pode confiar no que está sendo dito. Respira fundo e recue! Isso é o que deveriam ter me dito, mas, como sou muito gente boa, estou te contando pra não precisar sentir os efeitos da escolha errada. Vai por mim, pode ser muito sofrido não ouvir a vozinha da razão que sussura no seu ouvido e você dá um tapa pensando ser uma mosca intrometida.
"Você deve escutar o que as pessoas fazem, não o que dizem. As pessoas sempre demonstram suas intenções e suas expectativas através de seus atos. Podem jurar pela própria vida que irão fazer isto ou aquilo, mas fazer continua sendo o que realmente importa, e não as palavras de juramento."
É preciso aprender a encarar a verdade! 
Já li isso dezenas de vezes, sei que é verdade, mas parece que não entra na caixola: "O amor não faz exigências, não cria expectativas" (e ponto)
Frequentemente, as coisas não correm bem porque as pessoas pelas quais nos sentimos atraídas estão seguindo outro caminho para atingir outro objetivo.
Acredito que devo trilhar o caminho que é verdadeiro para mim. Sei que o caminho que eu escolher não é a verdade absoluta, mas tem que ser verdadeiro pra mim.
Posso amar alguém profundamente, mas tenho que aceitar que ele pode não seguir o mesmo caminho que escolhi, caminho este que pode não ser complementar ao meu.
A duras penas aprendi que ao me tornar cúmplice da atitude de outra pessoa que se esconde ou se abstém, não estou agindo com integridade. Estou, sim, agindo dentro de um estado de negação e irresponsabilidade comigo e com o outro. 
É preciso fazer um acordo de si para si e mantê-lo, pois se não tiver uma noção clara e sólida de amor-próprio e auto-estima, vai ser difícil amar alguém.
Querer é poder é conseguir.
A teoria está aí, colocar em prática é meu desafio de agora em diante.


(e por todo sempre. Amém!)

Um comentário: